Meu Mal Acústico- Curiosidade

     Incrível como as pessoas gostam dessa música, eu acho repetitiva, principalmente a palavra "mal", mas só me dei conta quando fui registrar e escrever a letra no papel. 

    Compus essa música no violão, num andamento mais lento, ao gravar a primeira versão, fui mais rápido e tive maior dificuldade pra cantar e respirar, porque haviam frases muito grandes para serem ditas num fôlego só. Sou um péssimo cantor e logo percebi que pra cantar afinado, precisa controlar a respiração. Foi uma dura lição. Repeti várias vezes, até consegui um resultado satisfatório. Não usei afinador na voz, embora ainda ocorram deslizes na afinação, acho menos estranho que a voz robotizada do afinador. 

    Na versão acústica, toquei sem metrônomo. Simplesmente pra tocar de maneira despretensiosa, peguei o violão e deixei rolar. O que deu um certo trabalho pra encaixar depois o cajon e bongô. Ninguém é uma máquina pra tocar no metrônomo o tempo todo. Acho que o resulta final ficou satisfatório. 

    Essa versão já estava gravada há algum tempo. Tava guardando pra um projeto de releituras de músicas já lançadas. Mas então lembrei que todo ano, no grupo de família do WhatsApp, tem uma tradição, da antiga rádio Tocantins de Cametá, onde o locutor oferece uma música pro aniversariante e a música que oferecem pra mim é "meu mal". Então resolvi dar uma cara nova pra música e lançar antes do meu niver. A distribuidora sugeriu dia 12 e acabou ficando nesse dia mesmo. Veio que meio a calhar lançar no dia dos namorados, mas não foi intencional.

    Na hora de manda pra distribuidora, não pude colocar "acústico" no nome da música, porque já havia a função "acoustic" nas opções de não ser um música inédita. Já havia feito a capa e quando é somente uma música lançada o álbum precisa ter o mesmo nome. Devido a isso, acabei incluindo a música Todos vocês pra poder ficar com a mesma capa.

    Todos vocês tem uma história bem interessante, que remonta meu começo nas produções musicais. 

    Em 2020 fiz umas 6 músicas autorais. Lembrando que nessa época meu conhecimento de produção musical era quase zero. Ia pegando uns vídeos aleatórios no YouTube aqui e ali e numa dessas, ouvi que na época dos Beatles não haviam mixadores, mas apenas controladores de volume e com isso, meti a mão na massa. 

    Lançava essas músicas no YouTube e no palco mp3. A que ficou melhora gravada foi Açai du originar, que eu aproveitei pra lançar nas plataformas de música como experimento, pra saber se iriam reprovar. Porque não havia masterizado e pra minha surpresa, foi aprovada.

    Enquanto isso, a música todos vocês começou a ter um certo número de plays e downloads no palcomp3. Algo como 300 downloads em menos de um mês. O que eu considerei muito para alguém que estava começando e não estava divulgando nada. E a produção não estava nada legal, o baixo saltava o volume algumas horas, minha voz desafinava pra variar. Então pensei, to perdendo dinheiro! vou lançar nos streams de música que qualquer play da uns trocados.Bloqueei o download no palco mp3 e depois disso os plays caíram e lancei uma música toda mal produzida nos streams. 

    Mas não desistir, apesar de tudo é uma música que gosto, aquele solo de guitarra até hoje sinto orgulho de ter feito e peguei os antigos arquivos para trabalhar na edição e ajustar conforme os conhecimentos de produção que hoje tenho. 

    Confesso que não ficou ainda 100%, mas já melhorou bastante pro que estava. 

    Uma coisa que me ocorreu agora, enquanto escrevo é que devido as circunstâncias desse lançamento, não masterizei as duas músicas, ou seja, não ajustei os volumes para zoares iguais ao trocar de faixa. Então, não estranhem se uma música estiver mais alta que a outra. Talvez eu precise editar e trocar os arquivos depois. 

    Bom, essa é a história dessas duas músicas. Obrigado pela atenção e até a próxima.

    Não esqueçam de ouvir, compartilhar nos stories, é assim que esse sonho vai ser tornando realidade.  

     Ouvir nas plataformas digitais.  

Ouça com responsabilidade 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravando Banho de Rio- Ficha Técnica

Link importantes para outras plataformas

Provocar: Um samba rock